Este trabalho tem como objetivo, mostrar como os resíduos são tratados e as várias formas de resíduos que existem. Neste trabalho também podemos aprender um pouco sobre este conteúdo de uma forma simples, com explicações breves.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Como são recolhidos os resíduos

Em Portugal existem dois grandes processos de recolha de resíduos sólidos urbanos: a recolha domiciliária e a deposição seletiva, em ecopontos e ecocentros.
Na recolha domiciliária intervêm veículos que realizam circuitos definidos a fim de recolherem os resíduos sólidos urbanos produzidos pelos habitantes.
Os ecopontos são contentores destinados à recolha seletiva de materiais diversos com destino à reciclagem, que se encontram em locais estratégicos de acordo com a distribuição da população.
A redução, reutilização e a reciclagem fazem parte de uma politica ambiental genericamente conhecida por 3R ( Reduzir, Reutilizar, Reciclar). Estas medidas exigem a responsabilização individual e o respeito pelo ambiente por parte dos cidadão, passando alguns autores a  referir esta política ambiental como a regra dos 5R.


Os ecopontos

Os ecocentros são parques destinados à recolha e armazenamento temporário de resíduos.
Depois de recolhidos, os resíduos seguem para as centrais de triagem onde são separadas as embalagens de uma forma detalhada. Depois de separados os materiais são prensados, onde depois são armazenados em estações de transferências.


Armazenamento temporário de resíduos

Sem comentários:

Enviar um comentário